BATISMO
O batismo na Umbanda é considerado um sacramento e marca a passagem de um estilo de vida para outro. Representa a aceitação da fé umbandista e seus fundamentos como balizadores de uma nova vida e a entrega da vida a Oxalá – Mestre Jesus, abrindo-se assim um portal de conexão com o sagrado dentro de nós.
A Umbanda fundamenta-se basicamente em 3 pilares: humildade, amor e caridade. Aceitar a fé umbandista vai ainda além dos 3 pilares: nos conecta com a prática do bem, da verdade e da integridade como norteadores de conduta.
Apesar da cerimônia ser muito singela é a mais importante da Umbanda, pois representa a entrada oficial para a religião. É a sacralização da vida, ou seja, trazer o Sagrado para ela e obter a proteção de Oxalá.
CASAMENTO
O casamento religioso é a bênção do Pai Maior, um momento em que o casal declara a Deus que deseja receber Sua misericórdia e bênção ao amor dos dois, que decidiram caminhar juntos nesta vida.
Para se casar na Umbanda é necessário que pelo menos um dos pares seja batizado na religião.
Bodas de Prata e Bodas de Ouro também são celebrados.
Celebramos casamentos homoafetivos também, pois entendemos que o espírito não tem sexo e que todas as formas de amor são abençoadas pelo Pai Maior.
Realizamos casamentos com validade civil em cartório.
ENCAMINHAMENTO ESPIRITUAL
O que a Igreja Católica chama de missa de corpo presente, nós aqui na Casa de Tupinambá chamamos de encaminhamento espiritual, que consiste em orações que antecedem o sepultamento do corpo e cânticos específicos na hora do sepultamento.
O momento de despedida entre os vivos e os mortos é quase sempre doloroso. Mesmo sabendo que todos vamos morrer, a dor da partida é inevitável. Por isso, a realização do encaminhamento espiritual, além de um alento para os que ficam é também um momento de elevação para o espírito que parte, ajudando-o desta forma a se desligar da materialidade.
Devido a pandemia da covid-19 e o aumento de sepultamentos neste período, temos limitado o atendimento para este ritual. O Templo deverá ser consultado até 12h antes do sepultamento para avaliarmos a viabilidade de realização da cerimônia.
POMPA FÚNEBRE
A pompa fúnebre constitui-se de uma limpeza do corpo do falecido com banhos e defumações específicas. Posteriormente, a pessoa será sepultada com roupa branca e utilizando as guias que o filho de fé possuía. A cerimônia acontece com cânticos específicos.
Este ritual é recomendado, sobretudo, para aqueles que são dirigentes de sessão ou médiuns antigos da religião.
RITUAL DO AMACI
O banho de amaci é um ritual iniciático e de “limpeza” de cabeça dos filhos de fé e acontece, geralmente, uma vez por ano nos templos. É um ritual sagrado e especial, no qual o médium renova a sua conexão com o templo e com os mentores da casa, e purifica seu campo energético-espiritual.
Em nossa Casa acontece uma vez por ano, geralmente no mês de setembro, quando entramos em ciclo de renovação energética-espiritual e todos podem participar. A preparação do ritual é feita pela dirigente com o auxílio dos filhos batizados na Casa.
OBRIGAÇÃO AOS ORIXÁS
As obrigações aos orixás são ritos de passagem que geralmente acontecem nos templos. São etapas iniciáticas nas quais os filhos de fé passam para firmar a energia de determinado arquétipo de orixá.
O objetivo é conectar-se ao princípio vibracional do que cada orixá representa, trazendo para nós determinadas qualidades e virtudes dos orixás para nossa vida.
Em nossa Casa, as obrigações aos orixás são realizadas apenas com nossos filhos de fé, em cerimônias restritas.